quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Como identificar notas falsas...



Não é dificil levar um golpe de um taxista ou se arriscar num câmbio no mercado negro e lindamente ficar com um "billete trucho" no bolso.

Achei no site do governo da província de Chubut essa imagem (editei o texto para português) que mostra como identificar a nota falsa.


Foto: Reprodução

Se comparada a uma nota genuína ao lado, era bastante perceptível. O problema é que nós não estamos acostumados àquela moeda. Pois bem. Nunca tenha vergonha de conferir a veracidade do dinheiro. Em qualquer lugar, desde o caixa do supermercado até no restaurante. Todos sempre conferem as notas. Faça isso também!

Simplesmente meter as notas de alto valor (de 100 pesos e de 50 pesos principalmente) contra a luz, e procurar a marca d´água. Igualzinho às nossas notas! As falsificações são bem grosseiras, o papel é diferente, e nem têm marca d´água. 

Agora, o pulo do gato é que no lado direito superior das notas há o número correspondente ao valor delas. Exemplo uma nota de 100, há o número "100" pequeno do lado direito superior da nota. Esse número é cintilante, ele brilha com o reflexo da luz. Basta girar a nota contra a luz e verá que esse númerozinho "brilha", feito em tinta furta-cor. É infalível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário